Portal:Ciência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Portal Ciência
Página principal   Categorias e Tópicos   Portais e WikiProjetos   Como colaborar!
editar
Ciência

Icon
No seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa. Este artigo foca o sentido mais restrito da palavra. A ciência tal como é discutida neste artigo é muitas vezes referida como ciência experimental para diferencia-la da ciência aplicada, que é a aplicação da pesquisa científica a necessidades humanas específicas, embora as duas estejam regularmente interconectadas.

A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona. Refere-se tanto a investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico e o corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.

A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. Menos formalmente, a palavra ciência geralmente abrange qualquer campo sistemático de estudo ou o conhecimento obtido desse. Esse artigo concentra-se na definição mais específica.

Artigo destacado

Árvore da vida representando toda a diversidade da vida na Terra.

Evolução, no ramo da biologia, é a mudança na composição das características hereditárias de uma população dentro de uma espécie. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características já existentes no organismo; estas novas características também podem surgir da transferência de genes entre populações, como resultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferência horizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória através de seleção natural ou aleatoriamente através de deriva genética.

Apesar da descrição do processo por Charles Darwin, já em 1859, no livro A Origem das Espécies, o mecanismo só começou a ser compreendido após a redescoberta do trabalho de Gregor Mendel no princípio do século XX, resultando na origem da Síntese Evolutiva Moderna. Desde o aparecimento da genética moderna na década de 1940, a evolução tem sido definida como uma mudança na frequência de alelos de uma geração para a seguinte. O acumular de diferenças ao longo de gerações leva, eventualmente, à separação de espécies. A teoria da evolução, com um grande poder preditivo e explanatório, tornou-se o pilar central da biologia moderna, oferecendo uma explicação unificadora para toda a diversidade da vida no Planeta Terra.

Imagem destacada

Terra
A Terra vista da Apollo 17.

Colabore

Colabore
• Crie artigos relacionados à Ciência dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre Categoria:Ciência.
• Participe do desenvolvimento do projeto Ciência.
• Veja mais tarefas aqui.


Biografia destacada

Isaac Newton

Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza. Newton construiu o primeiro telescópio refletor operacional e desenvolveu a teoria das cores baseada na observação que um prisma decompõe a luz branca em várias cores do espectro visível. Ele também formulou uma lei empírica de resfriamento e estudou a velocidade do som.

Sabia que...

Você sabia que...

...a distância entre a Terra e o Sol pode variar entre 147 000 000 km e 152 000 000 km, pois a trajectória que a Terra descreve em torno do Sol é elíptica?

Galileu Galilei

...o primeiro foguete com sistema de propelente líquido foi lançado no dia 16 de março de 1926, em Auburn, nos EUA?

...o Galileu Galilei (imagem) foi o descobridor da parábola?

...o som viaja muito mais rápido no aço do que no ar?

Categorias

Wikimedia

Portais relacionados

Simple Monitor Icon.svg
Tecnologia
IC Carrier Icon.svg
Eletrônica
Emblem-system.svg
Engenharia
Radio icon.png
Rádio
Wikibot gray.jpg
Robótica
Desktop computer clipart - Yellow theme.svg
T.I.
Apple logo black.svg
Apple
Googlelogoi.png
Google
TUX-G2-SVG.svg
Linux
M box.svg
Microsoft
License icon-gpl-3.svg
Software
Livre
Traffic lights icon.svg
Transportes
Noun project 1026.svg
Astronomia
Avion silhouette.svg
Aviação
Sportcar sergio luiz ara 01.svg
Carros
Quasiapsel.svg
Náutico
LogoOV.png
Ferroviário