Portal:Tecnologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal de TecnologiaVerEditar
STS-114, External tank test.jpg
Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
  • As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
  • As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
  • Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infraestrutura ou a tecnologia espacial);
  • A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
  • O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
  • Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).
  • Os recursos e como utilizá-los para se atingir um determinado objetivo, para se fazer algo, que pode ser a solução ou minimização de um problema ou a geração de uma oportunidade, por exemplo.
Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Artigo selecionadoVerEditar
Um circuito elétrico simples, constituído de uma fonte de tensão e de um resistor.

Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica. Um circuito elétrico simples, alimentado por pilhas, baterias ou tomadas, sempre apresenta uma fonte de energia elétrica, um aparelho elétrico, fios ou placas de ligação e um interruptor para ligar e desligar o aparelho. Estando ligado, o circuito elétrico está fechado e uma corrente elétrica passa por ele. Esta corrente pode produzir vários efeitos: óticos, cinéticos, térmicos, acústicos, etc. Circuitos elétricos são conjuntos formados por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Biografia selecionadaVerEditar
Georg Simon Ohm
Georg Simon Ohm (Erlangen, 16 de março de 1789Munique, 6 de julho de 1854) foi um físico e matemático alemão. Irmão do matemático Martin Ohm.

Em 1817 foi professor de matemática no colégio jesuíta de Colônia e na "Escola Politécnica Municipal" de Nuremberga (hoje em dia Georg-Simon-Ohm-Hochschule Nürnberg) de 1833 a 1849. Em 1852 tornou-se professor de física experimental na Universidade de Munique, na cidade onde viria a falecer.

Entre 1826 e 1827, Ohm desenvolveu a primeira teoria matemática da condução elétrica nos circuitos, baseando-se no estudo da condução do calor de Fourier e fabricando os fios metálicos de diferentes comprimentos e diâmetros usados nos seus estudos da condução elétrica. Este seu trabalho não recebeu o merecido reconhecimento na sua época, tendo a famosa lei de Ohm permanecido desconhecida até 1841 quando recebeu a medalha Copley da Royal Society. Até essa data os empregos que teve em Colónia e Nuremberga não eram permanentes não lhe permitindo manter um nível de vida médio. Só depois de 1852, dois anos antes de morrer, conseguiu uma posição estável como professor de física na Universidade de Munique.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Imagem selecionadaVerEditar
Tomografia
Legenda: Imagem rotante do tomograma da ponta de um dedo obtida por tomografia de coerência ótica (OCT). O estrato córneo está no topo. Na base, estão partes superficiais da derme. Os dutos de suor são claramente visíveis.
Tomografia, também chamada de planigrafia e estratigrafia, é um exame médico radiológico que permite visualizar as estruturas anatômicas na forma de cortes.
Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Sabia que...VerEditar
ColaboraçãoVerEditar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Tecnologia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Veja também
CategoriasVerEditar
Portais relacionados e WikiProjetosVerEditar
WikimediaVerEditar
Tecnologia no Wikinotícias     Tecnologia no Wikiquote     Tecnologia no Wikilivros     Tecnologia no Wikisource     Tecnologia no Wikcionário     Tecnologia na Wikiversidade     Tecnologia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/TecnologiaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/TecnologiaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/TecnologiaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/TecnologiaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/TecnologiaWiktionary-logo-en.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/TecnologiaWikiversity-logo.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:TecnologiaCommons-logo.svg